

Geraldo Tarciso Dias Cavalcante nasceu em Minas Gerais, em 1957, graduou-se Físico pela Universidade Federal Fluminense (UFF-RJ) e ao longo de sua carreira acumulou vasta e notável experiência em Acústica.
Ainda na infância começou a tocar trompete na banda da cidade e o instrumento o acompanhou por toda a vida, assim como seu grande interesse pela música - sempre foi apaixonado pela profundidade da música clássica e pelo improviso do jazz.
Podemos dizer que profundidade e improviso foram características que também moldaram sua história na empresa. Geraldo sempre buscou soluções inovadoras na raiz da física e sempre conseguiu desvendar as situações mais complexas e sem precedentes na área, integrando criatividade e racionalidade.
Sua iniciação em Acústica começou no Laboratório de Acústica do INMETRO, em Xerém/RJ, onde trabalhou por 10 anos. Com a experiência adquirida ao longo dos anos e muita inquietação, deu início a um projeto inovador: os Relógios Acústicos. Mudou-se com a família para Curitiba/PR para desenvolver o projeto na Incubadora Tecnológica do Paraná (INTEC). Seu objetivo era oferecer às cidades um relógio urbano que indicasse, em tempo real, a intensidade dos ruídos urbanos. Assim, discussões sobre poluição sonora nas cidades seriam trazidas à tona, conscientizando a população e seus governantes.
Após dois anos na INTEC e com Relógios Acústicos instalados em pontos estratégicos na cidade, Geraldo nota a escassez de profissionais dedicados à acústica em Curitiba e funda a Relacus Realizações Acústicas, empresa de consultoria e projetos acústicos, em 1995.
Ao longo de sua jornada profissional, adquiriu respeito e admiração por onde passou, tornando clientes e parceiros também grandes amigos. Seu conhecimento na área era tão grande quanto sua generosidade: gostava de esclarecer aos clientes os princípios que norteavam suas decisões, sempre com clareza, cordialidade e a calma típica dos mineiros.
Por suas mãos, passaram inúmeros projetos acústicos importantes na cidade de Curitiba e em muitas outras cidades brasileiras. Atuou ao lado de empresários dos mais variados segmentos, orientou arquitetos e engenheiros, e auxiliou muitas pessoas em situações difíceis, causadas pela ausência de isolamento sonoro, por exemplo.
Seu trabalho foi interrompido prematuramente em setembro de 2023, deixando saudade e consternação. Seu legado hoje segue com seus filhos, atuais responsáveis técnicos pela empresa.